Ter um site rápido é mais importante para sua empresa do que você provavelmente imagina.

Conteúdo de SEO de qualidade, ótimas mensagens, branding claro, tudo combinado para criar ótimos designs na web. Mas sem um site rápido para exibir tudo, executado por um host de qualidade, todo esse bom trabalho pode ser comprometido de forma crítica.

Se isso soa um pouco dramático, ótimo. Deveria ser. Um site de carregamento lento pode ter um impacto surpreendentemente significativo em seu negócio online, conforme os números abaixo mostrarão.

A boa notícia é que seu site pode ficar mais rápido e podemos mostrar como. Mas, primeiro, vamos dar uma olhada em como não ter um site rápido afeta seu desempenho online.

Seus clientes precisam de velocidade

Vamos lidar com o benefício mais óbvio de um site rápido desde o início: a experiência do visitante.

Como consumidores, há pouco mais frustrante, ou mesmo desafiador para nossa confiança, do que uma página da web de carregamento lento. Especialmente no mundo on-line dominado por dispositivos móveis em que vivemos, exigimos páginas que nos forneçam as informações na velocidade de um deslize.

Se não conseguirmos o que queremos em um tempo que consideramos razoável, provavelmente estamos indo para outro lugar para encontrá-lo em outro site mais rápido. Veremos em um momento que o que nossos comportamentos online mostram como “razoável” pode provar ser uma medida muito pequena, de fato.

Com páginas que carregam na velocidade de uma página virada em um livro (ou mais rápido!), Você manterá seus visitantes engajados e, mais importante, manterá sua confiança. Uma página de carregamento lento faz muito para nos fazer questionar a objetividade da conexão e a confiabilidade do site.

Isso se torna ainda mais importante quando inserimos dados pessoais: cartão de crédito, endereço ou senha. E embora o problema de uma página da Web de carregamento lento possa ocorrer em qualquer lugar ao longo da conexão, a fragilidade de nossa confiança como consumidores geralmente leva a consequências que são mais prejudiciais para você e sua empresa.

“A BrandPerfect relata que, após pesquisar 2.500 compradores on-line … dois terços dos entrevistados (67%) do Reino Unido … afirmaram que um site lento é o principal motivo para abandonar uma compra que eles iriam fazer.”

É significativo perder dois terços dos clientes porque seu website não é rápido o suficiente para mantê-los engajados ou reter sua confiança. É também um impacto desnecessário em seus negócios – há suporte especializado disponível de desenvolvedores e hosts da web para otimizar sua velocidade e ajudar a manter seus clientes em seu site.

Mas antes de tornarmos seu site mais rápido, vamos entender um pouco mais sobre como ele precisa ser rápido.

Quão rápido meu site precisa ser?

Quanto tempo você deseja aguardar o carregamento de uma página da web? 5 segundos? Dois segundos? Em milissegundos?

Aqui está a verdade nos números:

  1. 47% dos consumidores esperam que uma página da web carregue em dois segundos ou menos.
  2. 40% das pessoas abandonam um site que leva mais de três segundos para carregar.
  3. 79% dos compradores que estão insatisfeitos com o desempenho do site têm menos probabilidade de comprar no mesmo site novamente (e 44% também contam a seus amigos sobre experiências on-line ruins)
  4. Um atraso de um segundo na resposta da página pode resultar em uma redução de 7% nas conversões.

Existem dois estudos frequentemente citados que apontam ainda mais – por meio de evidências empíricas claras de grandes sites – o forte impacto que um site de carregamento lento pode ter no sucesso online de uma empresa.

O primeiro vem do Google. Depois que os usuários concordaram que gostariam de 30 resultados por página de pesquisa em vez dos 10 resultados habituais, o Google fez um teste.

O impacto das páginas maiores no tempo de carregamento foi de cerca de meio segundo. Não muito, você pode pensar. Mas essas páginas mostraram uma queda clara no tráfego de 20%. Isso mesmo, um quinto dos usuários não estava disposto a esperar meio segundo a mais.

O segundo estudo foi realizado por Kohavi e Longbotham em 2007. Ele mostrou que a gigante do varejo Amazon viu uma queda de 1% nas vendas para cada aumento de 0,1 segundo no tempo de carregamento da página.

No quarto trimestre de 2016, a Amazon ganhou quase $ 44 bilhões (USD). Como uma soma bruta, páginas da web de carregamento lento rodando um décimo de segundo mais lento que o normal custariam à Amazon quase meio bilhão de dólares em três meses.

Impressionante. Mas não acabam as razões para valorizar um site rápido.

A velocidade é um fator chave em muitas métricas

Em abril de 2010, o Google introduziu um novo sinal de classificação chamado “Velocidade da página”. Como um aparte, é importante notar que em 2016, essa métrica foi ajustada para se concentrar no tempo de carregamento de sites para celular como parte da mudança para um algoritmo mais amigável para celular.

Acredita-se que o Page Speed ​​afeta menos de 1% das pesquisas. E embora 1% possa ser significativo (refiro-me aos ganhos da Amazon acima), quando se trata de análises, o Page Speed ​​não é um grande contribuidor direto para sua classificação de SEO.

No entanto, indiretamente, um site de carregamento lento pode ter um grande impacto no SEO.

A velocidade do seu site sustenta quase todas as outras métricas. Já vimos como quase metade dos consumidores sai de uma página de carregamento lento em dois segundos e como 79% provavelmente não retornarão. Em seguida, suas visualizações de página sofrem um impacto (quem vai persistir frustrado com uma página da web de carregamento lento após a outra?) E assim por diante.

E com a diminuição da taxa de rejeição, visualizações de página e outras métricas de experiência do usuário, sua classificação de pesquisa diminui. Com uma posição inferior em SERPs, diminui o número de pessoas que clicam em seu site e, como vimos acima, diminui sua taxa de conversão. E … bem, você entendeu.

A questão é que você pode fazer com que suas mensagens, branding e conteúdo sejam perfeitos, mas se demorar muito para aparecer nas telas dos visitantes, todo esse bom trabalho ficará desnecessariamente comprometido.

Como deixar seu site atualizado

Acreditamos que você concordará que a velocidade realmente importa para seu site e, portanto, para sua empresa. Então, vamos ver como conseguir um site que carregue em um piscar de olhos.

Primeiro, você pode testar a velocidade do seu site. Existem várias ferramentas básicas de velocidade de site disponíveis online para dar uma ideia de como seu site está operando. Mas para realmente entender o quão rápido o desempenho do seu site está, podemos executar testes de velocidade mais abrangentes e explicar o que os dados significam em termos reais.

Tendo estabelecido seu desempenho atual e metas para onde você gostaria de chegar também, podemos otimizar sua velocidade.

Algumas coisas são relativamente simples de consertar:

  1. Compactar e otimizar imagens (veja os pontos 3 e 4 aqui) para que não demorem muito para carregar e são adequados para telas de dispositivos móveis e desktops.
  2. Reduzir o número de plug-ins e widgets que diminuem o tempo de carregamento da sua página e verificam se todos os anúncios gráficos não demoram muito para carregar.
  3. Verificando se você está executando apenas o código de análise necessário. Se você estiver acompanhando métricas que não importam para sua empresa, corte-as de seu código.

Mas isso é apenas o começo para colocá-lo em dia. Com uma auditoria técnica profissional de SEO – parte do serviço de otimização de velocidade que oferecemos no Code23 – podemos descobrir problemas em seu código, verificar se o seu tema é o mais rápido possível e, o mais importante, se o seu host está, bem, sendo um bom anfitrião.

Terminaremos com outra peça crucial do quebra-cabeça da velocidade do site: seu host.

Sem um host de qualidade usando a tecnologia mais recente, o seu site só poderá ser acessado com rapidez. Resolva todos os problemas no site, mas não consiga encontrar um host rápido e todo o seu bom trabalho terá um impacto mínimo no desempenho do seu site.

Ter um site rápido não é uma forma de se exibir; é a base para o sucesso online.

Fale conosco sobre como otimizar a velocidade do seu site, incluindo hospedagem na web e outros serviços de suporte.